Conhecendo o arquiteto: Daniel Libeskind

Como eu disse em um post anterior, quero trazer aqui pro blog tudo o que eu gosto! Pra quem não sabe, eu estou fazendo faculdade de arquitetura e urbanismo, e como eu vou ter que falar um pouco sobre o arquiteto em sala de aula porque não falar aqui no HF também né? Afinal de contas é uma coisa que eu amo e vocês também podem conhecer um pouco sobre o assunto :D


Daniel Libeskind tem 68 anos, é polonês e filho de sobreviventes do Holocausto. Libeskind é um dos arquitetos mais importantes da atualidade, ele é autor de grandes obras como o Museu Judaico de Berlim, que seria a estrela de Davi estilhaçada, o museu todo tenta fazer você aprender sobre a história do Holocausto passando sensações e emoções em cada ambiente, é incrivel. Fez também o plano diretor do Marco Zero, a região de Nova York onde caíram as torres gêmeas do World Trade Center durante os atentados terroristas em 2001.


Para Libeskind, a arquitetura serve para tornar as cidades mais atraentes. “As cidades entram em declínio porque perdem atração. E a arquitetura tem tudo a ver com criar atração. A singularidade dos países é criada pela arquitetura”. 



Para ele os novos arquitetos devem pensar por si e não caírem na mesmice, a vida é muito complexa e muita rica para haver apenas uma resposta para tudo. 



Com sua arquitetura desconstrutivista, traz ângulos imponentes, espaços labirínticos, planos inclinados, geometrias que se intersectam, plantas em ziguezague, tudo isso torna os seus projetos únicos.



E acreditam que ele projetou um edifício pra São Paulo? Sim, seu primeiro projeto da américa do sul!



"Com sua forma esculpida e cristalina, inspirada na beleza dramática das impressionantes belezas naturais do Brasil, VITRA cria um novo ícone para a cidade de São Paulo. A torre multifacetada e brilhante, com forma e luminosidade impressionantes, representa o dinamismo de um lugar único,
de um povo cheio de energia e potencial, que se debruça sobre o cenário de São Paulo e o bairro do Itaim”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí ^_^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...