DIY: Pinhole | Como fazer uma câmera fotográfica caseira

Depois de um mês longe do blog, por motivos que nem eu sei, cá estou voltando a postar. Então hoje eu vou ensinar você a fazer uma câmera caseira, que no caso, o nome disso é Pinhole. Sim, isso é possível e você só vai precisar de alguns materiais bem baratos e fáceis de serem encontrados, ó: 




Lata de Alumínio • Tesoura • Caixa de Fósforo • Durex • Fita Isolante • Latinha Vazia de filme • Capinha para filme • Régua • Filme Fotográfico • Caneta Estilete • Agulha ou Alfinete • Papel Cartão

Vamos começar!

Primeiro, marque o centro da parte interna da caixinha de fósforos, e um quadrado de 2,4x2,4 cm, e recorte. Servirá para esticar e dar a moldura do nosso quadro para a fotografia.

Após recortada a parte interna, pinta-se de preto dentro dela e uma das laterais internas da caixinha.

Depois de pintadas, marcamos a parte externa da caixinha (no lado oposto ao que foi pintado internamente) um quadrado de 0,6x0,6 cm e o cortamos. Este quadradinho irá dar suporte ao obturador de nossa pinhole.

 Agora vamos recortar um quadrado de 2x2 cm da lata e no centro vamos fazer um furinho com a agulha. Este será o diafragma da nossa câmera.

Após recortado o alumínio deve ser pintado de preto para que não reflita dentro da nossa pinhole.

Após pintada, nós devemos colar com fita isolante a latinha com o furo, devemos tomar cuidado para não colar com o furo descentralizado, para ajudar no processo marcamos o meio da caixinha nas bordas para facilitar o alinhamento do furo.

Neste momento vamos pegar o papel cartão e recortaremos dois retângulos, um do tamanho externo da caixinha e no centro dele um quadrado de 2x2 cm e outro de 3x6 cm, este ultimo retângulo será nosso obturador.

Primeiro colamos com fita isolante o retângulo maior na caixinha, cuidando para que a fita passe rente a borda do quadradinho recortado.

Para que o nosso obturador funcione corretamente com o estilete deve-se cortar um pouco da fita isolante da parte de cima da caixa, para que o retângulo mais comprido possa entrar entre a caixinha e o retângulo do tamanho dela.

Agora vamos cortar uma trava para o filme não voltar para dentro da bobina. Com o tubinho de plástico que vem o filme, cortamos uma tira de 1 cm, e comprida o suficiente para dar a volta na bobina. E em uma das extremidades da tira vamos cortar uma ponta.

Após cortar e fazer a ponta na tira vamos colar ela na latinha de forma que a ponta que fizemos encaixe dentro de um dos furinhos laterais do filme. Este passo e o anterior podem ser pulados se você não tiver o tubinho que protege o filme. E vamos cortar a ponta do filme que veio vincada.

Chegou o momento de carregarmos nossa pinhole, com a emulsão (lado menos brilhante do filme) voltada para cima, e passamos dentro da caixinha da direita para esquerda, tomando cuidado para que o pininho que tem na latinha em um dos lados fique para baixo.

Agora vamos colar a bobina vazia na outra extremidade do filme, esta bobina vai recolher o filme já exposto, e servir como rebobinador do filme, para isso devemos pegar a bobina vazia e com a emulsão voltada para cima passarmos durex na pontinha do filme e colarmos filme já carregado na pinhole.

Neste passo vamos inserir a parte interna da caixinha, com a parte pintada de preto voltada para frente, tomando o cuidado para que o filme fique bem esticado.

Agora vamos selar contra a luz a nossa pinhole, com a fita isolante, passe em toda a extremidade entre o filme e a caixinha.

Após passarmos a fita na vertical vamos passar também na horizontal para fixarmos bem as bobinas na caixinha.

Neste momento é mais por estética que novamente passamos a fita na vertical para esconder as emendas da fita.

Agora chegou a hora de nós arrumarmos um rebobinador para nossa pinhole nós utilizamos uma tampinha de caneta com a aba grossa para que entre dentro da bobina e possamos girar, deve-se recolher toda a parte já velada do filme, em sala de aula nossos testes revelaram que a cada 3 voltas completas nós avançamos um quadro.

Agora é só erguer a aba até expor o furinho, e pronto já estará fotografando.

Dicas de tempo de exposição para filme de ISO 100:

• Ambiente externo, luz do sol: 1-2 seg 
• Ambiente externo, nublado: 5 seg.
• Ambiente interno, iluminação normal: 5-10 min.
Os tempos sugeridos são baseados na abertura aproximada da pinhole que é algo entorno de f/90.
Como fica as fotos tiradas com uma Pinhole:


E aí, vai tentar fazer uma Pinhole?  Já fez? Conta aí!

Créditos: Nucleo de Fotografia Univale

2 comentários:

  1. Muito lindo seu blog! Parabéns!
    Deixo aqui o meu também, para você e suas leitoras acompanharem: longevoar.blogspot.com.br
    Com certeza passarei mais vezes por aqui!
    beijos!

    ResponderExcluir

Comenta aí ^_^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...